Para conquistar o documento, os interessados precisam passar por algumas etapas. Foto: Fellipe Yuri/Ascom Detran-AL |
Conquistar a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitos que querem ter a liberdade de poder dirigir carros ou pilotar motocicletas. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) apontam que 22.165 pessoas abriram o processo para emitir a 1ª CNH entre janeiro e outubro deste ano. Além disso, o órgão expediu 20.525 permissões para dirigir no mesmo período.
Para conquistar o documento, os interessados precisam passar por algumas etapas e o primeiro passo é procurar o Detran-AL. Aqueles que possuem o documento de identidade expedido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) podem solicitar a abertura do processo de forma on-line (clicando aqui), ou indo até um dos 20 postos de atendimento distribuídos pelo estado.
Já os candidatos que tiverem o RG de outro estado devem buscar um dos postos de atendimento de maneira presencial. No momento do preenchimento dos dados pessoais, o candidato a 1ª CNH deve informar a categoria pretendida (A, B ou AB). Além disso, é necessário marcar se deseja exercer alguma atividade remunerada como condutor, marcação que constará no documento emitido.
Conforme explica o chefe de Controle de Condutores do Detran, Wilton Costa, os candidatos devem fazer o pagamento das guias emitidas. Após essa etapa, é preciso agendar e realizar os exames clínico e psicológico, além de capturar a imagem que será anexada na CNH e a biometria no local indicado na guia que foi gerada.
"Somente depois de ser aprovado nos exames clínico e psicológico é que o candidato pode fazer a matrícula no CFC [Centro de Formação de Condutores], onde vai realizar o curso teórico de formação, agendar e realizar prova teórica de legislação de trânsito e realizar o curso prático de direção veicular”, explicou Wilton Costa.
Vale destacar que o candidatos deve ter cuidado ao escolher um Centro de Formação de Condutores. O CFC deve ser credenciado ao Detran-AL e estar ativo no sistema do órgão. Os usuários podem conferir, no site do Detran-AL, o status do CFC e verificar a quantidade de profissionais e de veículos por categoria. Para acessar a lista de CFCs por município, basta clicar aqui.
Com a conclusão das aulas práticas, o usuário deve agendar e realizar o exame prático. Após a aprovação nessa etapa, o candidato deverá procurar atendimento no Detran-AL para assinar um requerimento, e aí a permissão para dirigir será emitida na categoria que o candidato escolheu, podendo ser A, B, AB ou ACC, e o documento será enviado para o endereço cadastrado no órgão.