Golpistas estão usando nome do órgão na tentativa de cometer crimes virtuais. Foto: Reprodução/Internet |
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) emitiu nesta quarta-feira (13) um alerta para um golpe por mensagem de texto em celulares que tem circulado nos últimos dias. O conteúdo aborda sobre a abertura de um processo de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas é totalmente falso.
O texto do SMS induz o usuário a clicar em um link enviado para, supostamente, acompanhar o andamento do processo de suspensão e cassação da CNH. Porém, o Detran-AL afirmou que não entra em contato por mensagens de texto, e-mails ou por ligação, portanto, o aviso que tem circulado não passa de uma tentativa de se aplicar golpes.
Mensagem falsa tem sido enviada para várias pessoas nos últimos dias. Imagem: Divulgação/Detran-AL |
Ao clicar no link contido nas mensagens, o usuário é direcionado para uma página falsa da plataforma Gov.br, (com uma URL: taxacnh.org/) mostrando todas as informações do condutor e, no fim da página, um botão: Regularizar. É assim que os usuários caem no golpe, ao tentar resolver o suposto “problema” que foi informado no SMS.
Texto de mensagem falsa induz usuário a clicar em link enviado. Imagem: Divulgação/Detran-AL |
O gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran-AL, Daniel Celestino, ressaltou que os usuários não devem clicar em links suspeitos, e nem fornecer informações pessoais em sites desconhecidos. "Todas as notificações sobre a instauração de processos são encaminhadas via postal, por meio dos Correios, e em publicação no Diário Oficial do Estado quando não se consegue realizar a entrega ao condutor”, explicou.
Vale destacar que, em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran Alagoas (www.detran.al.gov.br), procurar o atendimento presencial em qualquer unidade do órgão estadual, ou acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível nas lojas oficiais de apps dos sistemas operacionais Android e iOS.