![]() |
Mutirão busca beneficiar aqueles que estão com processo de habilitação perto do fim do prazo de validade. Foto: Divulgação/Detran-AL |
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) anunciou nesta quarta-feira (30) a abertura de 2.200 vagas extras para a realização de provas práticas para os candidatos que estão com o processo aberto para a emissão da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e desejam concluir essa etapa ainda 2024.
De acordo com o Detran-AL, 1.800 vagas são para Maceió e a Região Metropolitana. Já as outras 400 são para os municípios do interior do estado. A oportunidade é voltada para os candidatos que deram entrada no processo da 1ª CNH e estão perto do prazo estipulado pelo órgão para a conclusão, que é de 12 meses.
Outros candidatos beneficiados são aqueles que deram início ao processo de habilitação em 2019 e, por causa da pandemia de Covid-19, não conseguiram finalizá-lo. O prazo para encerrar esses processos é até 31 de dezembro de 2024, conforme a deliberação nº 271 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Segundo o chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran-AL, Manassés Mesquita, os candidatos que estejam perto de finalizar o prazo dos 12 meses para obter a 1ª CNH devem fazer o agendamento das provas práticas diretamente no site do Detran. As vagas extras são para os meses de novembro e dezembro.
“Nas vagas extras para Maceió, as provas serão realizadas no período da tarde, e irão atender os usuários da capital e de toda a Região Metropolitana. Já as outras 400 vagas vão ser distribuídas nas 14 cidades em que o Detran possui Ciretrans”, explicou Mesquita.
Vale citar que o processo para uma pessoa obter a 1ª CNH tem validade de até 12 meses, contando a partir da realização dos exames físico e psicotécnico. Durante esse processo, o candidato deve fazer as aulas teóricas e práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFCs), e realizar as provas no Detran-AL.