Reeleito prefeito de Maceió, JHC diz que obras do BRT serão concluídas em dois anos - Mob Alagoas - Informação que te move

07/10/24

Reeleito prefeito de Maceió, JHC diz que obras do BRT serão concluídas em dois anos

Projeto do BRT Maceió foi inspirado no BRT de Sorocaba, em São Paulo. Foto: Alexandre Maciel
Projeto do BRT Maceió foi inspirado no BRT de Sorocaba, em São Paulo. Foto: Alexandre Maciel

O atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), popularmente conhecido como JHC, se reelegeu nas eleições de 2024 com 83,25% dos votos válidos dos maceioenses. Após a expressiva votação nas urnas, o gestor conversou com a imprensa sobre os projetos para a capital durante o segundo mandato.

Um dos projetos que recebeu destaque foi a implantação do BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit, ou Ônibus de Trânsito Rápido, em tradução livre para o português. O prefeito JHC afirmou que pretende concluir as obras do sistema de transporte em dois anos, ou seja, até meados do final de 2026.

"É uma obra que já está com o projeto executivo pronto, que é parecido com o BRT de Sorocaba, em São Paulo, que tem mais de 90% de aceitação e aprovação. O desenho, o formato, a expectativa é que seja um dos melhores do país. A gente inicia as obras agora, antes do fim do ano, e a previsão é para que em dois anos essa fase esteja concluída", afirmou JHC, em entrevista à TV Gazeta.

Prefeito JHC apresentou o BRT Maceió em julho deste ano. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Prefeito JHC apresentou o BRT Maceió em julho deste ano. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Vale lembrar que, pouco antes da campanha eleitoral, o prefeito JHC havia anunciado a implantação do BRT no principal corredor de transporte da capital, formado pelas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e Lourival de Melo Mota. O projeto foi reforçado como promessa durante a campanha à reeleição.

"Nós temos 650 mil usuários do transporte público em Maceió. Hoje, a grande dificuldade desse pessoal é se deslocar da parte baixa para a parte alta. O BRT vem para melhorar a logística e a distribuição da frota. Com as novas estações e as linhas alimentadoras, vamos acelerar o deslocamento", disse o prefeito da capital.

BRT Maceió

Ilustração mostra corredor e estações do BRT Maceió. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Maceió
Ilustração mostra corredor e estações do BRT Maceió. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Maceió

No início de julho deste ano, a prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), anunciou oficialmente o BRT Maceió. Na época, a ordem de serviço para o início das obras foi assinada e a gestão da capital afirmou que a iniciativa vai promover uma “verdadeira revolução no transporte público” da cidade.

O corredor exclusivo do BRT Maceió vai iniciar no conjunto Eustáquio Gomes, no bairro Cidade Universitária, e vai até a Praça Centenário, no Farol. Serão mais de 14 km de faixa exclusiva para os ônibus, que ficarão à esquerda da via, ao lado do canteiro central. Com isso, a faixa azul deixará de existir nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.


Após a Praça Centenário, os ônibus do BRT Maceió vão seguir até o Centro, Trapiche da Barra ou Ponta Verde por uma faixa preferencial, posicionada no lado direito das vias, ao lado da calçada. Segundo o DMTT, o sistema contará com nove linhas saindo de terminais de integração no Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira.

A prefeitura destacou, ainda, que os ônibus irão passar por todas as 23 estações do corredor do BRT durante o percurso, com um intervalo médio de 5 minutos entre as viagens. Além disso, 44 linhas alimentadoras vão levar os usuários dos bairros próximos para uma das estações do corredor do BRT Maceió.

Centro de Controle Operacional


Ainda de acordo com o DMTT, o Terminal de Integração do BRT Maceió - Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. A estrutura deve ficar localizada às margens da Av. Lourival de Melo Mota e será o principal ponto de partida dos ônibus. Serão 23 mil m² de área total do equipamento, com 600 metros de plataforma útil.

Simulação digital mostra como será o novo Terminal de Integração do BRT Maceió no Eustáquio Gomes. Imagem: Reprodução/Internet
Simulação digital mostra como será o novo Terminal de Integração do BRT Maceió no Eustáquio Gomes. Imagem: Reprodução/Internet

Além de abrigar o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT Maceió, o novo Terminal de Integração do Eustáquio Gomes contará com câmeras de videomonitoramento, telões informativos com os horários de saída dos ônibus, linhas de fibra óptica com Wi-Fi, equipamentos e softwares, toda tecnologia para tornar o sistema mais prático.

Frota renovada


Outro ponto destacado no anúncio foi a renovação da frota de ônibus da capital. Segundo a prefeitura, todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com motores com a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente.

A projeção é que 80% dos ônibus do sistema estejam climatizados em 2026, o equivalente a 266 veículos com ar-condicionado. A prefeitura também anunciou que todos os ônibus de Maceió serão climatizados daqui a 10 anos, um total de 440 ônibus, sendo 182 no BRT e 258 nas linhas alimentadoras. Será um investimento total em frota de mais de R$ 1 bilhão.

Investimentos


O Município informou que o investimento no modal conta com a contrapartida da iniciativa privada de R$ 1,8 bilhão, ao longo da concessão. Além disso, serão investidos R$ 158 milhões em veículos BRT e R$ 429 milhões em obras, sinalização e tecnologia, o que inclui a construção de três terminais, 22 estações BRT e implantação e substituição de 600 abrigos.

Por fim, a gestão municipal de Maceió prevê que os embarques mensais do BRT Maceió devem somar 4 milhões de passageiros. O objetivo é levar mais conforto, segurança, praticidade e velocidade para os usuários, com a intenção de levar mais pessoas para o transporte público e, consequentemente, otimizar a mobilidade urbana pela cidade.

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