![]() |
Cerca de 128,1 quilômetros de vias estaduais deverão receber as ações de manutenção, segundo DNIT. Foto: Reprodução/DNIT |
O Ministério dos Transportes e o Governo de Alagoas firmaram um convênio para recuperar diversos trechos de rodovias estaduais que tiveram um aumento no fluxo de veículos após a interdição de parte da BR-101/AL entre os municípios de Pilar e São Miguel dos Campos (km 120 ao km 123), devido à erosão do solo ocorrida em 2022 na altura do sítio Varrela.
Nesta quinta-feira (17), as ordens de serviços foram assinadas e as obras de recuperação devem ser executadas na AL-101 Sul (22 km duplicados, em Marechal Deodoro), na AL-220 (22 km duplicados, entre Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos), na AL-215 (26,7 km, em Marechal Deodoro) e na AL-110 (57,4 km, entre Taquarana e São Sebastião).
Ainda falando sobre a AL-110, o convênio inclui obras de recuperação e manutenção no local que vai da BR-316 até Arapiraca, passando por Taquarana. Além do entroncamento da BR-101, em São Sebastião, até o entroncamento com a AL-220, em Arapiraca, com uma extensão de 57,4 km. Esse trecho deverá receber um investimento de R$ 23,7 milhões.
As obras serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Alagoas, com a supervisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ao todo, deverão receber as ações de manutenção e conservação 128,1 quilômetros de vias estaduais com um investimento de aproximadamente R$ 82,7 milhões.
![]() |
Governador Paulo Dantas e ministro Renan Filho assinaram ordens de serviço ao lado de outras autoridades. Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas |
As ordens de serviço foram assinadas pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. O evento foi realizado no município de Taquarana e contou com a presença do prefeito da cidade, Geraldo Cícero, de deputados estaduais e de outras lideranças políticas locais.
“Esse é o maior convênio de reconstrução de estradas estaduais que o Ministério dos Transportes já fez no estado de Alagoas. As obras começam já amanhã (18). Vamos recuperar a AL-110, AL-101 Sul, o acesso a Marechal Deodoro e a ligação da cidade à BR-101”, explicou Renan Filho, que prevê a conclusão das obras para meados de 2025.
![]() |
Renan Filho destacou importância do convênio para a melhoria da malha rodoviária do estado. Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas |
Conforme frisou o ministro dos Transportes, com a interdição temporária da BR-101/AL, ocorrida entre novembro de 2022 e fevereiro de 2024, a realização dessas obras se tornou ainda mais urgente para garantir rotas alternativas seguras e em bom estado de conservação para os condutores que trafegam pela região.